O dia era 1 de março de 1975.
Segundo o livro de Lemyr Martins pela editora Panda Books, Os Arquivos da Fórmula 1, foi esse o dia que José Carlos Pace, o Moco, perdeu uma corrida para um molho de chave.
Após vencer o GP do Brasil, no dia 26 de janeiro, Pace rumou para a África do Sul e cravou a pole-position. Como favorito em sua Brabham BT44B com motores Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Pace alinhou no grid, mas o sucesso dos treinos não apareceu na corrida. Segundo consta, o motor simplesmente não respondia!!! Mesmo assim, no braço, o piloto brasileiro conseguiu um quarto lugar. Já nos boxes após a corrida, o problema foi localizado. Tratou-se de um molho de chave de mão que algum mecânico esqueceu dentro do cockpit. Tal molho, posicionou-se exatamente entre o pedal do acelerador e o assoalho, impedindo o piloto de pisar fundo. Pelo menos é o que reza a lenda!
Enfim, são "causos" da Fórmula 1!
Pace, segundo dizem, era fenomenal. Uma pena sua carreira ter sido interrompida da forma brusca que foi, mas esse é assunto para outro post.
Segundo o livro de Lemyr Martins pela editora Panda Books, Os Arquivos da Fórmula 1, foi esse o dia que José Carlos Pace, o Moco, perdeu uma corrida para um molho de chave.
Após vencer o GP do Brasil, no dia 26 de janeiro, Pace rumou para a África do Sul e cravou a pole-position. Como favorito em sua Brabham BT44B com motores Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Pace alinhou no grid, mas o sucesso dos treinos não apareceu na corrida. Segundo consta, o motor simplesmente não respondia!!! Mesmo assim, no braço, o piloto brasileiro conseguiu um quarto lugar. Já nos boxes após a corrida, o problema foi localizado. Tratou-se de um molho de chave de mão que algum mecânico esqueceu dentro do cockpit. Tal molho, posicionou-se exatamente entre o pedal do acelerador e o assoalho, impedindo o piloto de pisar fundo. Pelo menos é o que reza a lenda!
Enfim, são "causos" da Fórmula 1!
Pace, segundo dizem, era fenomenal. Uma pena sua carreira ter sido interrompida da forma brusca que foi, mas esse é assunto para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário