Prezados,
É com muita alegria que venho através desse blog falar de algo que provavelmente nos une, a paixão pela velocidade, pelo automobilismo! Como dá para notar pelo nome do blog, o principal assunto aqui será o supra-sumo do automobilismo, a Fórmula 1, porém não deixarei de abordar aqui outras categorias.
Tenho certeza que os profundos estudiosos da história desse esporte fenomenal já saberão muito do que direi aqui. De qualquer forma, espero contribuir para que novas gerações de apaixonados tenham mais uma humilde fonte de pesquisa.
E como não poderia deixar de ser, vamos começar nossos "causos" com o início de tudo!!!
Apesar de corridas de Fórmula 1 acontecerem anteriormente, foi no dia 13 de maio de 1950 que os carros se alinharam para a primeira corrida onde as posições obtidas atribuiriam pontos para que ao final da temporada fosse aclamado um campeão mundial. No grid tinhamos, dentre outros, o barão suíço Emmanuel de Graffenried, o príncipe tailandês Birabongse Bhanuban, Giuseppe "Nino" Farina, Juan Manuel Fangio, Alberto Ascari, Luigi Villoresi, Maurice Trintignant, Reg Parnell e Louis Chiron. O autódromo era uma base aérea britânica, Silverstone.
Farina foi o pole-position do GP histórico com Fagioli, Fangio e Parnell ao seu lado, numa largada de filas com quatro carros. Os quatro da primeira fila, todos de Alfa Romeo.
Após 70 voltas pelos 4650 metros da pista, totalizando 329 quilômetros e com uma velocidade média de 152,983 km/h, Giuseppe Farina sagrou-se o primeiro vencedor de um grand prix válido para o campeonato mundial de Fórmula 1.
Em segundo Fagioli e em terceiro Parnell completando a "trifeta" da Alfa Romeo.
A classificação final ficou assim:
É com muita alegria que venho através desse blog falar de algo que provavelmente nos une, a paixão pela velocidade, pelo automobilismo! Como dá para notar pelo nome do blog, o principal assunto aqui será o supra-sumo do automobilismo, a Fórmula 1, porém não deixarei de abordar aqui outras categorias.
Tenho certeza que os profundos estudiosos da história desse esporte fenomenal já saberão muito do que direi aqui. De qualquer forma, espero contribuir para que novas gerações de apaixonados tenham mais uma humilde fonte de pesquisa.
E como não poderia deixar de ser, vamos começar nossos "causos" com o início de tudo!!!
Apesar de corridas de Fórmula 1 acontecerem anteriormente, foi no dia 13 de maio de 1950 que os carros se alinharam para a primeira corrida onde as posições obtidas atribuiriam pontos para que ao final da temporada fosse aclamado um campeão mundial. No grid tinhamos, dentre outros, o barão suíço Emmanuel de Graffenried, o príncipe tailandês Birabongse Bhanuban, Giuseppe "Nino" Farina, Juan Manuel Fangio, Alberto Ascari, Luigi Villoresi, Maurice Trintignant, Reg Parnell e Louis Chiron. O autódromo era uma base aérea britânica, Silverstone.
Farina foi o pole-position do GP histórico com Fagioli, Fangio e Parnell ao seu lado, numa largada de filas com quatro carros. Os quatro da primeira fila, todos de Alfa Romeo.
Após 70 voltas pelos 4650 metros da pista, totalizando 329 quilômetros e com uma velocidade média de 152,983 km/h, Giuseppe Farina sagrou-se o primeiro vencedor de um grand prix válido para o campeonato mundial de Fórmula 1.
Em segundo Fagioli e em terceiro Parnell completando a "trifeta" da Alfa Romeo.
A classificação final ficou assim:
01 Nino Farina (ITA) - Alfa Romeo
02 Luigi Fagioli (ITA) - Alfa Romeo
03 Reg Parnell (GBR) - Alfa Romeo
04 Yves Giraud Cabantous (FRA) - Talbot-Lago-Talbot
05 Louis Rosier (FRA) - Talbot-Lago-Talbot
06 Bob Gerard (GBR) - ERA
07 Cuth Harrison (GBR) - ERA
08 Philippe Etancelin (FRA) - Talbot-Lago-Talbot
09 David Hampshire (GBR) - Maserati
10 Brian Shawe Taylor (GBR) - Maserati
11 Johnny Claes (BEL) - Talbot-Lago-Talbot
- Juan Manuel Fangio (ARG) - Alfa Romeo
- Joe Kelly (IRL) - Alta
- Birabongse Bhanuban (THA) - Maserati
- David Murray (GBR) - Maserati
- Geoff Crossley (GBR) - Alta
- Emmanuel de Graffenried (SUI) - Maserati
- Louis Chiron (MCO) - Maserati
- Eugene Martin (FRA) - Talbot-Lago-Talbot
- Peter Walker (GBR) - ERA
- Leslie Johnson (GBR) - ERA
Coube ainda à Farina a volta mais rápida, 1' 50'' 6.
Como vimos acima, logo na primeira corrida já tivemos "hat-trick" e dobradinha, mais que isso, trifeta.
Esse foi o início de uma temporada disputadíssima composta de 7 grandes prêmios. Tal temporada foi decidida apenas no último, o GP da Itália, mas isso é história para outro post.
Esse foi o início de uma temporada disputadíssima composta de 7 grandes prêmios. Tal temporada foi decidida apenas no último, o GP da Itália, mas isso é história para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário