Fagioli nasceu na pequena cidade de Osimo, Província de Ancona, no dia 9 de junho de 1898.
Participou do GP inaugural da era do campeonato mundial onde, como já vimos, chegou em segundo. Venceu o GP da França de 1951 em Reims em parceria com Fangio. O argentino enfrentava problemas em seu carro e como estava disputando o título, a Alfa, usando um artifício permitido pelo regulamento, chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio. Fangio venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. A vitória compartilhada de Fagiolli também marcaria 3 récordes até hoje insuperáveis: o de piloto mais velho (53 anos e 22 dias) a vencer um Grande Prêmio, o mais velho a subir ao pódio e o mais velho a pontuar. Mesmo assim, Fagioli ficou insatisfeito com o time e demitiu-se ao final da premiação. No vídeo abaixo, vemos um trecho de um documentário sobre tal GP.
Participou do GP inaugural da era do campeonato mundial onde, como já vimos, chegou em segundo. Venceu o GP da França de 1951 em Reims em parceria com Fangio. O argentino enfrentava problemas em seu carro e como estava disputando o título, a Alfa, usando um artifício permitido pelo regulamento, chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio. Fangio venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. A vitória compartilhada de Fagiolli também marcaria 3 récordes até hoje insuperáveis: o de piloto mais velho (53 anos e 22 dias) a vencer um Grande Prêmio, o mais velho a subir ao pódio e o mais velho a pontuar. Mesmo assim, Fagioli ficou insatisfeito com o time e demitiu-se ao final da premiação. No vídeo abaixo, vemos um trecho de um documentário sobre tal GP.
Em 1951, participou interpretando a si mesmo no filme L'Ultimo Incontro, um drama dirigido por Gianni Franciolini, onde também participaram Farina e Fangio.
Luigi Fagioli prosseguiu com a carreira até meados de 1952 onde algo inusitado ocorreu no GP de Mônaco. Nesse ano mudanças nas regras do GP estipulavam que apenas carros com mais de dois litros podiam disputar o "GP de Mônaco" ficando os outros relegados ao chamado "GP de Monte Carlo", essa situação resultou no curioso fato de que carros sport podiam correr junto com os carros de Fórmula 1. No trecho abaixo vemos claramente a mistureba no grid dessa corrida.
O italiano sofreu um acidente nos treinos com seu Lancia Aurelia na saída do túnel. Fagioli com uma mão e uma perna quebrada foi levado ao hospital onde chegou a ser considerado fora de perigo, mas devido à complicações infelizmente faleceu três semanas após o acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário