Obrigado Gachot!!!

Fazendo sua estréia na Fórmula 1 em 1989 pela Onyx, Bertrand Gachot tinha de tudo para ser mais um bom piloto de sucesso nas categorias de base que não vingou na categoria máxima se em 1991 não tivesse acertado com Eddie Jordan para ser piloto de um dos carros da emergente escuderia ao seu lado do inconstante Andrea de Cesaris.

Gachot no cockpit da Jordan...

Mas os motivos pelo qual o luxemburguês, que corria pela Bélgica, mudou a história da Fórmula 1 começam antes mesmo da temporada. Durante o inverno do hemisfério norte, entre 1990 e 1991, Gachot se envolveu em uma briga de trânsito em Londres, cidade onde morava desde 1984, com o taxista Eric Court. Os dois partiram para as vias de fato! Gachot tinha um spray de pimenta que borrifou nos olhos do taxista. Mesmo morando a tanto tempo na Inglaterra, o "belga" não sabia que tal equipamento era proibido nas terras da Rainha. Resultado? Bertrand foi notificado pela polícia inglesa e processado por Court.

Iniciada a temporada, os resultados logo começaram a aparecer, no GP do Canadá obteve um quinto lugar e os primeiros pontos na Fórmula 1. No GP da Hungria, mais pontos com direito a melhor volta da corrida.

... e no GP do Canadá, palco de seus primeiros pontos.

Duas semanas após a corrida magiar, o circo aportaria na Bélgica. Gachot teria a oportunidade de mostrar serviço diante de seus fãs. Contudo, tudo o que Gachot tinha construído até aquele momento foi destruído quando foi julgado culpado por usar, de forma ilegal, spray de pimenta em sua briga de trânsito em Londres meses atrás. A F1 ficou em choque com Gachot sendo mandado para uma prisão inglesa bem no auge de sua carreira. Seus "compatriotas" Thierry Boutsen e Eric van de Poele fizeram uma manifestação em frente ao consulado britânico em Bruxelas pedindo a libertação do colega. Mas ele não seria libertado até outubro. Quando a F1 chegou à Spa, vários torcedores belgas vestiam uma camisa pedindo a soltura de Gachot. Com seu piloto na prisão, Eddie Jordan não hesitou em procurar um novo piloto. Um empresário alemão chamado Willi Weber foi conversar com Jordan a respeito de um jovem piloto alemão que estava na época correndo no Mundial de Esporte-Protótipo pela equipe Mercedes. Weber convenceu Jordan a negociar com a Mercedes e a montadora alemã concordou em liberar 300.000 dólares para comprar um cockpit para o seu protegido, ao menos para o GP da Bélgica. Tudo o que se sabia sobre esse rapaz era que ele tinha vencido o campeonato alemão de F3 e derrotado a estrela da F3 da época, Mika Hakkinen, no GP de Macau em 1990. Seu nome?

Michael Schumacher.

Schumacher no cockpit da Jordan em sua corrida de estréia...

... e ao lado de Eddie Jordan.

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